ABPA, MAPA e Apex-Brasil promovem seminário para a segurança alimentar

20/01/2020

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promoverão no dia 23 de janeiro, em Nova Délhi, um seminário para tratar sobre parcerias entre Brasil e Índia para a segurança alimentar.

Com o tema “Complementariedade e Parcerias para a Segurança Alimentar”, o seminário contará com apresentações da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; do Embaixador do Brasil na Índia, André Correa do Lago; do presidente da Apex-Brasil, contra-almirante Sergio Ricardo Segóvia Barbosa; além do diretor executivo da ABPA, Ricardo Santin.

O seminário antecede a Missão Presidencial do Brasil à Índia. Além de destacar parcerias para a ampla oferta de alimentos à população indiana, o evento abordará o modelo produtivo brasileiro, focado na qualidade dos produtos, no status sanitário e na sustentabilidade da produção.

“Queremos reforçar nossa posição como Nação parceira para a oferta de proteína animal em complemento à produção local, no momento em que a economia da Índia cresce, juntamente com a renda média da população, o que naturalmente deve incrementar a presença de cárneos na dieta indiana”, analisa Santin.

Exportações – Além do seminário, a ABPA entregou à Presidência da República do Brasil e à Ministra da Agricultura as demandas do setor produtivo na pauta de negociações com a Índia.  A principal delas é a redução das tarifas para a importação de carne de frango e suína brasileiras.

Embora aberto para o frango brasileiro, o mercado indiano impõe tarifas de 30% para produtos inteiros, 100% para cortes de frangos e 27% para suínos.

Com a segunda maior população do mundo, a Índia caminha para incrementar sua demanda por proteínas. “Hoje, o consumo per capita de carne de frango é baixo na Índia. Com o aumento da renda média do país, haverá necessidade de mais alimentos. Nesse quadro, a redução de barreiras tarifárias é fundamental, e beneficiará especialmente o consumidor indiano”, conclui o diretor executivo da ABPA.

Simpósio Facta aborda produção sem antimic. melhoradores de desempenho

Leia Mais

Exportações de carne suína alcançam 89,3 mil toneladas em maio

Leia Mais

Conheça os projetos de apoio à exportação de proteínas brasileiras

Brazilian Pork Brazilian Chicken Brazilian Egg
WordPress Image Lightbox