Brasileiros são homenageados durante o OVUM 2022

14/09/2022

O Presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, e o Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, José Guilherme Tollstadius Leal foram homenageados em cerimônia realizado na semana passada, durante o OVUM 2022, evento promovido pela Associação Latinoamericana de Avicultura, em San Pedro Sula (Honduras).

Turra foi escolhido na categoria “Empresário Líder” no Brasil.  A indicação de seu nome é resultado de sua trajetória como uma das personalidades mais importantes da história da avicultura e do agronegócio no Brasil. 

Político com atuação no executivo e no legislativo municipal, estadual e federal, Turra atuou pelo desenvolvimento da capacidade competitiva do campo.  Foi presidente da Companhia Brasileira de Alimentos (CONAB), e ajudou a regularizar e restabelecer o papel da empresa como grande gestora de grãos do país. Mais tarde, assumiu a pasta do Ministério da Agricultura do Brasil, construindo programas voltados à modernização e à implantação de novas tecnologias nas propriedades rurais do país.  

Em 2008, tornou-se presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (ABEF), que se uniu com outras entidades até a consolidação da ABPA. Lá, trabalhou na construção de estratégias para a expansão da atuação brasileira como maior exportador mundial e terceiro maior produtor de carne de frango.  Entre as conquistas de sua gestão na ABPA esteve a liderança na gestão de estratégias vencedoras a grandes crises setoriais e a construção e consolidação do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), o maior evento dos setores no Brasil. 

Durante os 12 anos de gestão de Turra na ABPA, o setor registrou um aumento de 246% nas receitas com exportações de carne de frango em reais e quase 450% em carne suína. Nesse período, foram concluídos negócios de mais de US$ 1,2 bilhão em mais de 100 ações internacionais lideradas pela associação.

Já o Secretário Tollstadius foi reconhecido como Profissional Destacado. De acordo com a organização do OVUM, graças ao seu trabalho à frente da Secretaria de Defesa Agropecuária, o setor avícola em nosso país avançou significativamente em questões importantes para a produtividade, redução da burocracia e desperdício de produtos, com a construção de normas que modernizaram a inspeção animal no país.

Como secretário, também trabalhou continuamente para a ampliação dos destinos de exportação dos produtos brasileiros, mantendo um importante papel no aumento da receita por meio das exportações para mais de 150 países.

Foi também uma importante liderança no trabalho de manutenção do abastecimento de alimentos no Brasil durante a pandemia, com trabalho contínuo para preservação da saúde dos trabalhadores e segurança alimentar. Esse trabalho foi consolidado por normas e leis que estabeleceram novos padrões de proteção nos frigoríficos.

Também é importante relembrar seu trabalho pela manutenção da saúde animal no Brasil, que nunca registrou Influenza Aviária em seu território. Treinamentos, campanhas e outras ações estão entre as ações promovidas pela secretaria.

“Turra e Tollstadius são verdadeiras referências daquilo que faz o Brasil referência mundial de sucesso na produção e no comércio internacional de produtos avícolas.  São justas homenagens que reafirmam o papel de protagonismo da cadeia produtiva como auxiliadores da segurança alimentar global”, ressalta o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Os prêmios entregues em Honduras foram recebidos pelos representantes de Turra e Tollstadius na ocasião, respectivamente o presidente da ABPA, Ricardo Santin, e a Diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério, Ana Lúcia Viana.

Brasileiros são homenageados durante o OVUM 2022

Leia Mais

Receita de exportações de ovos cresce 61,7% em 2022

Leia Mais

Conheça os projetos de apoio à exportação de proteínas brasileiras

Brazilian Pork Brazilian Chicken Brazilian Egg
WordPress Image Lightbox