A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) é a organização institucional nacional da avicultura e da suinocultura do Brasil.
Tem como missão representar os setores em foros nacionais e internacionais zelando pela qualidade, sanidade e sustentabilidade dos produtos, promovendo a integração de toda a cadeia produtiva.
Por meio de diversas iniciativas, a ABPA fomenta o desenvolvimento tecnológico setorial, a profissionalização e a expansão da atuação do setor produtivo nos mercados interno e internacional.
A ABPA atua, ainda, pela viabilização de novas oportunidades para o setor produtivo por meio de negociações internacionais, relações institucionais junto ao stakeholders no Brasil e no exterior, ações para abertura de mercados e outras ações.
Representar o setor avícola e suinícola brasileiro em foros nacionais e internacionais zelando pela qualidade, sanidade e sustentabilidade dos produtos, promovendo a integração de toda a cadeia com elevado padrão tecnológico, possibilitando rentabilização e consolidação dos mercados interno e externo, bem como divulgar o frango e o suíno brasileiro nesses mercados.
Ser uma entidade plural e atuante, integrando toda a cadeia de produção avícola e suinícola, e buscando as melhores soluções para estes setores.
Satisfação dos associados através de ações e atitudes, pessoas e liderança comprometidas e respeitadas, com base em princípios éticos e afinadas com os valores da honestidade e respeito.
A ABPA é uma organização sem fins lucrativos gerida por um Conselho Diretivo, respaldado por um Conselho Consultivo.
Em sua estrutura funcional, a ABPA conta com câmaras setoriais temáticas, que tratam de questões técnicas e conjunturais.
Em sua gestão executiva, a ABPA é presidida pelo ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra, com direção-executiva de Ricardo Santin.