O Respeito ao Meio Ambiente e à Alimentação das Pessoas em mais de 160 países são nossas prioridades
Produção fora do Bioma amazônico
A produção brasileira de aves e suínos está localizada, predominantemente, fora do bioma Amazônia. As principais regiões produtoras, sul e sudeste, correspondem a mais de 80% da produção brasileira de proteína, e estão, em média, a mais de 2.000 km da Amazônia.
Ao mesmo tempo, a produção promove o desenvolvimento regional, uma vez que os municípios com instalações reduziram notavelmente o número de famílias em risco de pobreza.
– 80% da produção brasileira de aves e suínos associada à ABPA
concentra-se nas regiões Sul e Sudeste
– A produção, em média, ocorre a mais de 2.000 km da Amazônia.
Legislação Ambiental
Rigorosamente aplicada
Rigorosamente aplicada, a legislação ambiental brasileira é hoje uma das mais modernas e completas do mundo.
O Código Florestal Brasileiro inclui requisitos como Áreas de Preservação Permanente (APP) em propriedades rurais e Áreas de Reserva Legal (de 20% a 80% das áreas de uma propriedade).
De fato, 66,3% do território brasileiro é composto por áreas dedicadas à proteção, preservação e conservação da vegetação nativa do país, com propriedades rurais representando cerca de 30,2% do território, considerando Pecuária e Agricultura.
Condições climáticas favoráveis
Redução do consumo de energia
Além dos investimentos em fontes renováveis de energia e na qualidade das instalações, permitem ao Brasil produzir carne de frango com nível de emissão de CO2 45% menor que o frango produzido no Reino Unido, segundo o DEFRA – Dados do Reino Unido:
Emissão de aves
com transporte
(CO2 – equivalente/toneladas)
Emissões de aves – Brasil
Emissões de aves – Reino Unido
Condições climáticas favoráveis
Redução do consumo de energia
Além dos investimentos em fontes renováveis de energia e na qualidade das instalações, permitem ao Brasil produzir carne de frango com nível de emissão de CO2 45% menor que o frango produzido no Reino Unido, segundo o DEFRA -Dados do Reino Unido:
Emissão de aves
com transporte
(CO2 – equivalente/toneladas)
Emissões de aves – Brasil
Emissões de aves – Reino Unido
French poultry emissions
Prioridade aos grãos
próximos aos centros de produção
O Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo devido aos investimentos recorrentes em tecnologia e produtividade.
– A compra de grãos geralmente ocorre com a menor distância possível.
– As áreas de produção (Sul e Sudeste) estão em posição oposta em relação ao Bioma Amazônia (Norte).
– A menor necessidade de transporte para obtenção de grãos no Brasil é decisiva para os baixos níveis de emissão de CO2.
Além disso, nos últimos anos, a cultura do milho vem sendo cultivada principalmente como segunda safra, onde o milho é plantado após a colheita da soja, na mesma área, como safra de inverno. Este fato mostra que não é necessário abrir novas áreas para a expansão da produção de milho.
Tecnologia aplicada à produção
menor demanda por insumos
O clima favorável, aliado aos investimentos em fontes renováveis de energia e à qualidade das instalações, permite que o Brasil produza carne de frango com mais sustentabilidade
A aplicação do melhoramento genético permitiu que o Brasil se tornasse um HUB para exportação de material genético.
Mais do que isso, transformou a avicultura brasileira em um sistema de produção eficiente, principalmente na relação entre a ração utilizada e o peso do animal.
Devido a essa tecnologia, no Brasil, um animal de 2,4 quilos é produzido em 40 dias, utilizando apenas 1,6 quilos de ração, composta basicamente de milho (64% do total) e farelo de soja (35%).
Compromisso de nossos associados com a sustentabilidade
O firme e forte compromisso de nossos associados no combate ao desmatamento ilegal, na defesa dos mais altos padrões ambientais e de direitos humanos e no cumprimento dos mais rígidos padrões sanitários. Enquanto fatores internos ajudam a reduzir as emissões de CO2, os produtores brasileiros também investem em inúmeras iniciativas que visam preservar e reutilizar recursos, aumentando assim a produtividade e reduzindo os impactos ambientais. Mais uma vez, apoiamos totalmente a preservação ao longo das cadeias de valor e continuamos comprometidos em ajudar a implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e outras iniciativas relacionadas a um mundo mais sustentável.