ABPA é vencedora no Prêmio LIDE Agronegócios 2019

07/10/2019

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) foi homenageada nesta sexta-feira (04), durante o 8º Fórum LIDE de Agronegócios, em Ribeirão Preto (SP).

A ABPA foi vencedora do Prêmio LIDE Agronegócios na categoria “Entidade de Representação”. A premiação é oferecida pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e do LIDE AGRONEGÓCIOS, presidido pela ex-secretária de agricultura de São Paulo, Mônika Bergamaschi. Na mesma categoria, foram vencedoras a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Sociedade Rural Brasileira (SRB).

Criada em 2014 a partir da unificação de dois setores produtivos, a avicultura e a suinocultura, então representados pela União Brasileira de Avicultura (UBABEF) e Associação da Indústria Exportadora de Carne Suína (ABIPECS), a ABPA reúne 140 agroindústrias produtoras e exportadoras de aves, suínos e ovos, casas genéticas, fornecedores do setor e entidades vinculadas às cadeias produtivas.

Organizada em 14 Câmaras Temáticas, a ABPA é a representação política e institucional destes setores que geram, juntos, 4,1 milhões de empregos diretos, US$ 8,5 bilhões em exportações, com um PIB superior a R$ 80 bilhões.

Como liderança nacional da avicultura e da suinocultura, a ABPA é a gestora de crises de âmbito setorial e fomentadora do desenvolvimento dos vários elos envolvidos no sistema produtivo.  Realiza, entre outras iniciativas, o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), maior evento dos setores no Brasil.

Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das quatro marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos, material genético e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Pork. Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora.

“Ao longo destes 5 anos de existência, a ABPA transformou a forma de trabalho da avicultura e da suinocultura do País.  Congregados em uma única associação, estes setores conquistaram avanços fundamentais e enfrentaram grandes crises de forma unificada, em estratégias conjuntas.  A ABPA mostrou que a união é o único caminho para a sustentabilidade setorial.  Por isto, o reconhecimento deste trabalho na forma do Prêmio LIDE Agronegócios é tão gratificante a todos aqueles que participaram ativamente desta história vitoriosa”, ressalta Francisco Turra, presidente da ABPA.

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, criado em 2003, é o mais importante núcleo empresarial do país, presente em 17 regiões do Brasil e em todos os continentes. Atualmente, é liderado por Luiz Fernando Furlan, como Chairman do Comitê de Gestão e Presidente do LIDE INTERNACIONAL. O Grupo conta com mais de 1.700 das maiores empresas brasileiras e multinacionais atuantes no país, representadas por seus presidentes e vice-presidentes.

O Fórum LIDE de Agronegócios reúne anualmente cerca de 200 presidentes e dirigentes das mais importantes empresas e cooperativas do Brasil, autoridades públicas e especialistas para debater temas de alta relevância relacionados ao agronegócio.

ABPA promove curso sobre Uso Sustentável da Água

Leia Mais

ABPA prorroga prazo para submissão de trabalhos no Mérito de Pesquisa Aplicável

Leia Mais

Conheça os projetos de apoio à exportação de proteínas brasileiras

Brazilian Pork Brazilian Chicken Brazilian Egg
WordPress Image Lightbox