ABPA fortalece equipe com novos especialistas técnicos e de mercados

12/12/2019

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) reforçou o time de especialistas da entidade e contratou em dezembro dois novos profissionais para as áreas de inteligência de mercados e técnico-sanitária.

Um deles é Luis Rua, que assume o cargo de gerente de acesso e inteligência de mercados da associação.   Graduado em Relações Internacionais e Economia, é mestre em Economia Internacional pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (Portugal) e doutorando do Programa Global Studies da Universidade Nova de Lisboa.

Em sua trajetória, Rua acumula experiências em grandes empresas e organizações públicas.  Foi Gerente de Relações Corporativas da BRF S.A. para a América Latina (com sede na Argentina), além de Vice-Presidente do Departamento de Comércio Internacional da Câmara de Comércio Brasil-Argentina (CAMBRAS) e Diretor do Grupo Brasil, na Argentina.  Atuou, ainda, no Instituto de Desenvolvimento Gerencial (atual FALCONI) e teve passagens pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e pela Secretaria de Cooperação Internacional da Prefeitura Municipal de Campinas.

Já para a área técnica, a ABPA passou a contar com a especialista Amanda Barros.  Formada em medicina veterinária, possui pós-graduação em qualidade e processamento de carne, leite e ovos e MBA em Gestão de Qualidade no Processo de Aves e Suínos.

Assumindo o cargo de gerente técnica, Amanda possui mais de 10 anos de experiência na indústria de carnes, desde indústrias avícolas, suínos e bovinos, até alimentos industrializados para grandes exportadoras.   Mais recentemente, atuou com foco em Assuntos Regulatórios, onde foi membro de comitê de gestão de crise em 2017, liderando projeto com consultores internacionais.

“Luís Rua e Amanda Barros trazem uma expertise multidisciplinar, que deverá ser fundamental nesta nova etapa setorial liderada pela ABPA. Para o próximo ano, novos especialistas de aves e de suínos serão incorporados, fortalecendo ainda mais o nosso time”, analisa Ricardo Santin, diretor-executivo da ABPA.

SOBRE A ABPA – A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões. Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork. Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de carne de frangos e de suínos.

Exportadores promovem campanha num dos bairros mais movimentados de Tóquio

Leia Mais

Exportações de carne de frango sobem 16,2% em junho

Leia Mais

Conheça os projetos de apoio à exportação de proteínas brasileiras

Brazilian Pork Brazilian Chicken Brazilian Egg
WordPress Image Lightbox