Brasil reforça intenções em prol da segurança alimentar da Índia

11/02/2020

Em evento promovido pela ABPA, MAPA, MRE e Apex-Brasil, avicultura e suinocultura ressaltam parcerias pela complementariedade do mercado indiano

A construção de parcerias em prol da segurança alimentar da população indiana foi o tema do seminário “Complementariedade e Parcerias na Segurança Alimentar”, evento promovido pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), na última quinta-feira (23), em Nova Délhi.

Com palestras da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, do Embaixador do Brasil na Índia, André Correa do Lago, do diretor de negócios da Apex-Brasil, Augusto Pestana, do representante do Forum of Indian Food Importers (FIFI), Rakesh Banga, e do diretor executivo da ABPA, Ricardo Santin, o seminário trouxe à pauta a estratégia brasileira de atuação no mercado internacional, formando parcerias para complementar espaços não-ocupados pela produção local.

De acordo com Santin, os representantes brasileiros trouxeram aos mais de 100 importadores, representantes de entidades de consumidores e jornalistas indianos presentes no evento uma mensagem de intenções dos produtores de aves, suínos e ovos do Brasil, de fornecer produtos de alta qualidade, seguro e com status sanitário preservado.

“Colocamos à mesa a importância da aproximação e da superação de barreiras tarifárias, o que interessa diretamente à população indiana.  Neste momento em que a renda média da nação asiática cresce junto com a economia, há uma natural elevação na demanda por proteínas. Neste contexto, somos parceiros estratégicos consolidados em mais de 150 países, o que exalta a confiabilidade brasileira para atender aos anseios do consumidor e dos importadores deste mercado em franca ascensão”, analisa o diretor-executivo da ABPA.

O seminário antecedeu a Missão Presidencial do Brasil à Índia.  A redução de tarifas esteve entre os temas tratados pela parte brasileira nas negociações com o Governo Indiano. Atualmente, o mercado indiano impõe tarifas de 30% para produtos inteiros, 100% para cortes de frangos e 27% para suínos.

ABPA promove curso sobre Uso Sustentável da Água

Leia Mais

ABPA prorroga prazo para submissão de trabalhos no Mérito de Pesquisa Aplicável

Leia Mais

Conheça os projetos de apoio à exportação de proteínas brasileiras

Brazilian Pork Brazilian Chicken Brazilian Egg
WordPress Image Lightbox