Governo e setor produtivo discutem defesa sanitária na sede da ABPA

17/10/2019

São Paulo, 17 de outubro de 2019 – A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) recebeu hoje (17) o Diretor de Departamento de Saúde Animal e Insumos Agropecuários do Ministério da Agricultura, Geraldo Marcos de Moraes, em encontro com membros do setor produtivo na sede da entidade, em São Paulo (SP).

Pela ABPA estiveram o diretor-executivo, Ricardo Santin, o diretor técnico, Rui Vargas, a diretora adjunta técnica, Sulivan Alves, o diretor de relações institucionais, Ariel Mendes, além de representantes das agroindústrias produtoras e exportadoras associadas dos setores de aves e de suínos.

Durante a reunião, foram debatidas estratégias de trabalho a partir de parceria entre o Ministério e o setor produtivo para a preservação do status sanitário da suinocultura nacional.

Entre os pontos abordados, esteve o trabalho de monitoramento e erradicação pelo Ministério do foco de Peste Suína Clássica (PSC) detectado recentemente em Alagoas. Outro ponto foi o trabalho em conjunto para intensificar o monitoramento preventivo de Peste Suína Africana (PSA) – enfermidade que tem causado prejuízos bilionários na Ásia, Europa e África.

“Além da preservação do nosso rebanho da PSA, discutimos estratégias para a eliminação de PSC do País, mesmo nas áreas que não estão entre as reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal como livres da doença. Um dos nossos maiores diferenciais competitivos é o status sanitário.  Somos livres de enfermidades ocorrentes em outros grandes produtores, e não medimos esforços pela manutenção de nossa sanidade”, analisa Santin.

Além dos associados da ABPA, diretores de outras entidades também estiveram presentes, como a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS), Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Confederação Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan).

Simpósio Facta aborda produção sem antimic. melhoradores de desempenho

Leia Mais

Exportações de carne suína alcançam 89,3 mil toneladas em maio

Leia Mais

Conheça os projetos de apoio à exportação de proteínas brasileiras

Brazilian Pork Brazilian Chicken Brazilian Egg
WordPress Image Lightbox