ABPA celebra habilitação de 36 plantas de carne suína pela República Dominicana

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou o anúncio feito hoje pelo Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, sobre a habilitação de dezenas de novas plantas exportadoras de carne suína para a República Dominicana, após comunicado da Direção Geral de Medicamentos, Alimentos e Produtos Sanitários do país centro americano.

Ao todo, são 36 novas plantas habilitadas, entre 34 abatedouros e 2 unidades processadoras.  Elas se somam a outras quatro unidades já habilitadas ao mercado na primeira quinzena de agosto, totalizando 40 plantas habilitadas a embarcar produtos para o mercado dominicano.

“A ampliação das plantas para a República Dominicana é um importante reconhecimento à qualidade e aos critérios do sistema brasileiro, assim como uma oportunidade de incremento na pauta exportadora do setor.  Esperamos ver reflexos destas habilitações nos volumes embarcados em 2024”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

País com um dos mais significativos volumes de importação de carne suína das Américas, a República Dominicana detém uma produção anual de 45 mil toneladas de carne suína, mas consome 165 mil toneladas, conforme dados de 2022 do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Frente a isto, conforme dados do departamento norte-americano, no ano passado o mercado dominicano importou 120 mil toneladas do produto, e espera-se que em 2023 estas compras cheguem a 130 mil toneladas.  Atualmente, 85% deste volume é proveniente dos Estados Unidos, e o restante do Reino Unido e Canadá.

“É o primeiro país a reconhecer o Paraná como livre de aftosa sem vacinação, o que já havia ocorrido com o Rio Grande do Sul e Acre, considerando que este é um dos critérios estabelecidos para as habilitações,da República Dominicana. Neste mesmo critério entraram outras unidades federativas, que fortalecem as projeções de resultados positivos para as exportações de carne suína”, completa o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua.

Na CIIE, ABIEC, ABPA e ApexBrasil fortalecem relações com mercado chinês

Em busca de fortalecer relações com o maior parceiro comercial da proteína animal do Brasil, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) estarão presente entre os dias 05 e 10 de novembro da China International Import Expo (CIIE), feira promovida pelo Governo Chinês em Xangai.

Em meio ao evento que reúne os principais fornecedores e parceiros do país asiático, a ABPA e a ABIEC contarão com espaço exclusivo, onde receberão clientes e potenciais importadores dos produtos de proteína animal do Brasil.  Ao mesmo tempo, serão distribuídos materiais interativos sobre os setores da avicultura, bovinocultura e suinocultura do país, incluindo informações sobre produtos, perfil sustentável da produção e contatos das empresas exportadoras.

“A China é um parceiro de longa data nas exportações de carne bovina do Brasil. Aproveitaremos a oportunidade para reencontrar nossos parceiros e mostrar o que o Brasil tem realizado para garantir a continuidade das nossas exportações para lá”, diz Antonio Camardelli, presidente da ABIEC.

Também estão previstas participações no China Chamber of Commerce of I&E of Foodstuffs, Native Produce and Animal By-Products (CFNA), congresso oficial que acontecerá no dia 7 de novembro, em paralelo à CIIE. Por vídeo gravado, o presidente da ABPA, Ricardo Santin, irá reforçar os laços de confiança estabelecidos entre a avicultura e a suinocultura do Brasil, e o mercado importador chinês.

 “A CIIE ocorre em um momento fundamental para os setores produtivos, quando a China realiza seu planejamento estratégico de abastecimento.  Neste contexto, queremos reforçar nossa posição como parceiros confiáveis para a segurança alimentar do povo chinês”, avalia Santin.

Considerada a maior feira da China, a CIIE 2021 acontecerá no centro de exposições National Convention & Exhibition Center, em Xangai. Saiba mais sobre o evento pelo site  https://www.ciie.org/zbh/en/