A indústria de proteína animal do Brasil é a maior exportadora e uma das maiores produtoras do planeta. Grandes marcas realizam comércio com mais de 150 países nos cinco continentes, o que é feito dentro dos mais transparentes e seguros processos de venda.
Contudo, fraudadores têm buscado se utilizar da credibilidade brasileira para realizar o que chamamos de vendas falsas – ou fake offers.
As fraudes envolvem clonagem de sites de empresas exportadoras, boletos de vendas que não aconteceram, falsificação de rótulos de produtos que não foram produzidos no Brasil, utilização de SIF’s falsos, clonagem de e-mails, criação de escritórios fantasmas totalmente estruturados (inclusive com contas bancárias), entre outros.
Para inibir as práticas criminosas, as agroindústrias exportadoras já estruturaram, inclusive, áreas internas de compliance exclusivas para tratar das fraudes.
A ABPA tem trabalhado junto a entes governamentais especializados para coibir cada dia mais estas fraudes, que estimamos já terem alcançado mais de 1 mil casos nos últimos cinco anos.
Como evitar das fraudes
Antes de realizar qualquer operação de venda que considere suspeita, consulte a ABPA por meio do e-mail mercados@abpa-br.org, ou mesmo as Embaixadas e Consulados brasileiros presentes nos mercados compradores.
Confira também a idoneidade dos sites e contatos dos vendedores. Veja nos links abaixo (das marcas setoriais Brazilian Chicken e Brazilian Pork) a lista de empresas associadas e seus respectivos sites. Lá, você poderá conferir se o endereço de e-mail, site e outros contatos que você tem em mãos são verdadeiros ou não.
Veja mais orientações
Quer saber mais sobre como se proteger contra esses golpes? Veja a campanha que a ABPA lançou em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o objetivo de alertar importadores e potenciais clientes contra casos de fraudes e vendas falsas.
Veja aqui as diversas versões do vídeo no canal do YouTube da ABPA.
Veja o vídeo da campanha: