Presidente da ABPA destaca avanços na questão de doença de Newcastle no RS

Divulgação de análises e redução de zona de abrangência deve dar novo impulso ao restabelecimento das exportações

São Paulo, 25 de julho de 2024 – O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, ressaltou hoje a importância da divulgação das análises em torno do caso isolado de Doença de Newcastle, após registro positivo de um único caso em granja localizada no município de Anta Gorda (RS). Os resultados foram divulgados ontem, no início da noite, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil.

De acordo com o presidente da ABPA, a divulgação das análises confirma a expectativa do setor em torno da situação identificada na granja avícola.

“Era um resultado já esperado pelos produtores. Agora, a atenção está em torno dos avanços do inquérito epidemiológico e das tratativas para o restabelecimento do fluxo de exportação do Brasil. Precisamos de máxima agilidade para o retorno da normalidade”, destacou.

Ontem, também, o Ministério da Agricultura atualizou a zona de abrangência de emergência zoosanitária do entorno da unidade produtora com a ocorrência, reduzindo o raio para os municípios Anta Gorda, Doutor Ricardo, Putinga, Ilópolis e Relvado.

“A redução da zona de abrangência foi especialmente importante para outro anúncio feito pelo Ministério das autossuspensões, avançando especialmente em mercados com os mercados que identificamos como Lista Brasil. Há forte expectativa, agora, quanto à agilização das negociações com os mercados que responderam às autossuspensões estabelecidas pelo Brasil, como é o caso da China. O Ministro Fávaro, com seus secretários Carlos Goulart e Roberto Perosa e sua equipe sempre foram altamente efetivos nas tratativas internacionais e, por isto, estamos certos que este processo será otimizado. Em relação ao impacto inicial estimado, entendemos hoje que será menor do que o previamente projetado ”, ressalta Santin.

ABPA & ApexBrasil reforçam imagem de proteína animal no SIAVS 2024

Ação envolverá jornalistas internacionais, compradores e formadores de opinião, em ação que acontecerá durante o maior evento dos setores no Brasil

 

São Paulo, 23 de julho de 2024 – A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizarão uma série de iniciativas de imagem e fomento a novos negócios durante o Salão Internacional de Proteína Animal (SIAVS 2024), maior evento dos setores no Brasil, programado entre os dias 06 e 08 de agosto no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

A primeira destas ações é o Projeto Imagem, iniciativa que viabiliza a vinda de jornalistas estrangeiros de mercados-alvo para as exportações de proteína animal do Brasil. Nesta edição do Projeto, está prevista a participação de 32 jornalistas de 21 países – 19 deles vindos do exterior, e 13 correspondentes, de um total de 27 veículos de imprensa.

Como parte da ação de imagem, os jornalistas convidados participarão de uma programação especialmente construída para apresentar o setor produtivo, incluindo visitas ao SIAVS, participação em palestras do setor, coletivas com representantes da ABPA e de outras entidades e a visita a unidades de empresas do setor.

Outro projeto previsto para o SIAVS é o Formadores de Opinião. Ao todo, 18 stakeholders de 12 países diferentes foram convidados a participar do SIAVS. Entre eles estão lideranças e nomes relevantes de mercados importantes para a proteína animal do Brasil, que participarão de reuniões e apresentações previstas durante o evento.

Há, ainda, o Projeto Comprador. Por ele, mais de 20 importadores de proteínas animais do Brasil, provenientes de 15 países, participarão de encontros de negócios e outras ações previstas na programação.

“Os três projetos mantidos em parceria com a ApexBrasil têm objetivos distintos, mas um foco em comum: fortalecer os setores de proteína animal do Brasil, seja por meio da difusão dos reais atributos do nosso setor produtivo ou pela promoção de novos negócios com mercados relevantes para o Brasil”, destaca o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Saiba mais sobre o SIAVS pelo site www.siavs.com.br.

 

SOBRE A ABPA – A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões. Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a ApexBrasil, das cinco marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders, Brazilian Duck e Brazilian Pork. Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético, de carne de frangos e de suínos.

SOBRE A APEXBRASIL – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

SOBRE AS MARCAS SETORIAIS – Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders, Brazilian Duck e Brazilian Pork são mantidos pela ABPA em parceria com a ApexBrasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos, patos, ovos e material genético produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Cerca de 62 empresas participam dos projetos atualmente. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo e-mail Isis.sardella@abpa-br.org.