São Paulo, [21/05/2025] – Diante da atenção pública gerada em torno da Influenza Aviária, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) reforça que não há risco de contaminação pelo consumo de carne de frango e ovos.
A orientação está alinhada com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Segundo o órgão, “Não há evidências de que qualquer pessoa tenha se infectado com gripe aviária por meio de alimentos.
A ABPA reforça que o preparo correto é o principal fator de segurança alimentar para qualquer situação sobre os alimentos. O Ministério destaca, em seu portal oficial, a importância das boas práticas de higiene e cocção na manipulação de alimentos de origem animal:
https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/programas-de-saude-animal/pnsa/influenza-aviaria
Além disso, a entidade orienta a população a seguir medidas simples e eficazes em casa:
- Cozinhar completamente carnes e ovos;
- Evitar o consumo de alimentos crus ou mal cozidos;
- Higienizar as mãos e utensílios após o preparo dos alimentos.
Com base em evidências científicas e nas recomendações das autoridades sanitárias nacionais e internacionais, o consumo de carne de frango e ovos no Brasil é, sempre foi e permanecerá seguro.